Educadores de Pernambuco realizaram passeata no Recife e cobraram valorização da carreira

 


Na manhã desta quarta-feira (23), trabalhadores em educação de Pernambuco realizaram uma passeata no centro do Recife, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). A concentração teve início às 9h, no Parque 13 de Maio, e seguiu em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), provocando congestionamento no bairro da Boa Vista.

A mobilização integrou a jornada nacional em defesa da escola pública e levou à paralisação das atividades nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Entre as principais reivindicações da categoria estiveram o reajuste de 6,27% no Piso Salarial do Magistério para todos os servidores da Secretaria de Educação do Estado e um acréscimo de 50% sobre o piso para os profissionais com licenciatura. O sindicato também cobrou a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a ampliação das gratificações.

A pauta também incluiu melhorias na infraestrutura das unidades escolares, merenda de qualidade, climatização de todas as salas de aula da rede estadual e cobertura das quadras esportivas.

“A paralisação foi um ato de resistência, compromisso e esperança por uma escola pública de qualidade, inclusiva e valorizada”, declarou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

Segundo dados do Censo Escolar 2023, mais de 86% dos jovens entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio em Pernambuco estudam na rede estadual. O movimento buscou dar visibilidade à importância desses estudantes e dos profissionais que os acompanham diariamente.


Postar um comentário

0 Comentários