No mesmo dia em que o icônico Galo Gigante, símbolo do Carnaval pernambucano, foi erguido na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, no Recife, outra obra monumental tomava forma, em Nazaré da Mata, terra do Maracatu.
Em Nazaré da Mata, cidade reconhecida como a Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto, um caboclo de lança gigante foi inaugurado na Praça João XXIII, a popular Praça da Catedral.
A escultura, que pesa 3 toneladas com a base de cimento e concreto, e tem mais de 5 metros de altura, é um marco cultural e turístico, idealizada pela nova gestão da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para celebrar a tradição centenária do maracatu rural.
O caboclo de lança, figura central dessa manifestação cultural, representa a fusão das raízes africanas, indígenas e europeias que formam a identidade pernambucana
A obra que levou 50 dias para ser concluída, contou com a dedicação de dezenas de pessoas, entre artistas, ferreiros, costureiras e artesãos locais, que trabalharam manualmente para transformar materiais simples em uma expressão grandiosa da cultura popular.
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Nazaré da Mata

0 Comentários