Em um clima de unidade e consenso, a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) tomou posse nesta quarta-feira (19). Reeleito presidente, Marcelo Gouveia (Podemos) anunciou que deixará o cargo em março de 2026 para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A decisão faz parte do acordo que garantiu uma chapa única para liderar a entidade no biênio 2025-2027. Com a renúncia de Gouveia, a presidência será assumida pelo prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), que, anteriormente, já havia feito críticas à gestão do atual presidente.
“Foram várias mãos buscando um entendimento para o fortalecimento da Amupe. Saio no ano que vem. Passarei um ano no cargo e, em março de 2026, renuncio, e Pedro assumirá a presidência”, declarou Gouveia durante a cerimônia de posse.
O prefeito de Aliança também comentou o acordo firmado para garantir a unidade da associação.
“O ponto que sempre defendi na discussão foi que a Amupe permanecesse como prioridade. Esse foi o compromisso de Marcelo: que, enquanto estiver na presidência, a entidade não seja tratada como um projeto secundário. Todo o grupo deu esse voto de confiança”, afirmou Pedro Ermírio.
O modelo de sucessão segue o mesmo formato do último biênio, quando Gouveia compartilhou a gestão com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Agora, Márcia assumirá a Secretaria da Mulher da Amupe, tendo como suplente Juliana Barbosa, prefeita de Casinhas.
A nova diretoria também conta com Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, como 1ª secretária; Mirella Almeida, prefeita de Olinda, como 2ª secretária; Ruben Lima, prefeito de Panelas, como 1º tesoureiro; e Elioenai Dias, prefeito de Cabrobó, como 2º tesoureiro.

0 Comentários