Alepe elege composição da Mesa Diretora para o próximo biênio


Os deputados Álvaro Porto (PSDB) e Francismar Pontes (PSB) foram eleitos, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em pleito realizado nesta segunda-feira (2), no Plenário da Casa. A eleição definiu a composição da Mesa Diretora para o biênio de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027, incluindo os cargos de 1º e 2º vice-presidentes, 2º, 3º e 4º secretários, além de sete suplentes.


Composição da Mesa Diretora:


Presidente: Álvaro Porto (PSDB)

Primeiro-vice-presidente: Rodrigo Farias (PSB)

Segundo-vice-presidente: Aglaison Victor (PSB)

Primeiro-secretário: Francismar Pontes (PSB)

Segundo-secretário: Claudiano Martins Filho (PP)

Terceiro-secretário: Romero Sales Filho (União)

Quarto-secretário: Coronel Alberto Feitosa (PL)


Suplentes:

1º - Doriel Barros (PT)

2º - Henrique Queiroz Filho (PP)

3º - Antonio Moraes (PP)

4º - Fabrizio Ferraz (Solidariedade)

5º - William Brigido (Republicanos)

6º - Joaozinho Tenório (PRD)

7º - Socorro Pimentel (União)


Disputa pela Primeira-Secretaria


A eleição, conduzida por voto secreto e impresso, foi presidida pelo deputado Joel da Harpa (PL). Os cargos contaram, em sua maioria, com candidaturas únicas, exceto a Primeira-Secretaria, disputada entre Francismar Pontes (PSB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade).


No primeiro turno, Pontes obteve 22 votos contra 20 de Gouveia, com sete votos brancos e nulos. Como nenhum dos dois alcançou a maioria absoluta (25 votos), houve um segundo turno, em que Pontes venceu com 26 votos contra 19, enquanto três parlamentares votaram em branco ou anularam.


Reeleição e Compromissos


Reeleito presidente com 37 votos, Álvaro Porto destacou a unidade do Legislativo, que permitiu avanços como o programa itinerante Alepe Cuida, a criação da Ouvidoria Permanente em Defesa da Igualdade Racial e o contrato para a restauração do Palácio Joaquim Nabuco. “Vamos buscar a harmonia em meio à pluralidade, trabalhando em favor de Pernambuco”, afirmou Porto.


Francismar Pontes, novo primeiro-secretário, enfatizou o compromisso com uma gestão transparente e colegiada. “Meu propósito é garantir que os 49 deputados sejam ouvidos e respeitados”, declarou, prometendo uma administração participativa e organizada.


A nova eleição da Mesa Diretora ocorreu após a anulação do pleito de 2023 pelo STF, que considerou inconstitucional a resolução que permitia a antecipação do processo. O deputado Gustavo Gouveia, adversário de Pontes na disputa, destacou em seu discurso as realizações do último biênio e a importância da continuidade do fortalecimento do Legislativo estadual.


Se precisar de ajustes ou mais informações, é só avisar!


Postar um comentário

0 Comentários