A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), uma operação em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, para combater o armazenamento e o compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil. A ação faz parte das operações “Bad Vibes” e “Dilema das Redes”, que ocorreram simultaneamente em outras cinco cidades do estado.
As investigações tiveram início a partir de dados compartilhados pela Homeland Security Investigations (HSI), agência dos Estados Unidos, que identificou dispositivos em Pernambuco ligados à troca de arquivos ilícitos por meio de aplicativos de mensagens. Em Timbaúba, um mandado de busca e apreensão foi cumprido, com apreensão de dispositivos eletrônicos que serão analisados pela PF.
Além de Timbaúba, mandados foram executados no Recife, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Olinda, envolvendo 40 policiais federais. Caso as investigações confirmem a participação dos suspeitos, eles poderão responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantil, com penas que variam de 1 a 10 anos de prisão.
A operação reforça a atuação da PF no combate a crimes cibernéticos, com foco na proteção de crianças e adolescentes, em colaboração com agências internacionais e órgãos de segurança pública no Brasil.
0 Comentários